GiroNews

Cash & Carry/RevistaTematica

Conteúdo Exclusivo - GiroNews

PIZZARIA - SERVIÇOS AO SHOPPER

30/03/2011

PIZZARIA - SERVIÇOS AO SHOPPER

Uma leitura rápida no gráfico das categorias adquiridas pelo shopper de pizzaria na pesquisa Cash & Carry – Shopper & Behavior, exclusiva do Portal Giro News, engana os desavisados, porque em primeiro lugar aparecem as bebidas, com 20,6% de participação. Você diria e onde estão a farinha, a mussarela e o tomate, básicos em toda pizza? Gráfico não se lê com o mesmo descompromisso de foto legenda em revista de celebridade – Xuxa vai ao show de Vitor e Leo. Agora, o namoro é para valer. Como a foto não diz tudo, Xuxa foi ao Faustão desmentir, com bom humor, declarou: “é verdade que sou muito próxima de Leo, mas não tenho nenhum caso com a dupla”. Clique em Leia Mais e continue lendo.


Uma leitura rápida no gráfico das categorias adquiridas pelo shopper de pizzaria na pesquisa Cash & Carry – Shopper & Behavior, exclusiva do Portal Giro News, engana os desavisados, porque em primeiro lugar aparecem as bebidas, com 20,6% de participação. Você diria e onde estão a farinha, a mussarela e o tomate, básicos em toda pizza? Gráfico não se lê com o mesmo descompromisso de foto legenda em revista de celebridade – Xuxa vai ao show de Vitor e Leo. Agora, o namoro é para valer. Como a foto não diz tudo, Xuxa foi ao Faustão desmentir, com bom humor, declarou: “é verdade que sou muito próxima de Leo, mas não tenho nenhum caso com a dupla”.

Esmiuçando o gráfico notamos novas surpresas no segundo e terceiro lugar, onde constam, pela ordem, as categorias de molhos/temperos/caldos e limpeza. Não se esqueça que todas as pizzas são temperadas e que o número de pratos, talheres e copos é sempre superior ao de pizzas servidas e precisam ser lavados várias vezes por dia. Porém, para o conforto de nossa óbvia intuição, os lácteos/laticínios ocupam o quarto lugar como categoria. Em um cálculo, aproximado, cada comprador adquiriu por volta de 21 quilos desses itens. Na quinta posição o gráfico aponta FLV, onde predominam os tomates, sem dúvidas, para molho.

Essas cinco primeiras categorias somam 65,9% nas compras do shopper de pizzaria, que é o segundo colocado no valor de ticket médio, ou seja, R$ 555,87, enquanto a média apontada na pesquisa é de R$ 475,20. Na ordem de importância, em suas compras também figuram os descartáveis – predominantemente guardanapos –, defumados – linguiças – e azeites. Todas essas categorias aparecem antes da farinha e dos fermentos, que ocupam a décima posição na lista desse comprador. Pode parecer pouco, mas a média, em volume, equivale a aproximadamente 7 quilos por pesquisado.

Poderíamos dar esta analise por encerrada, aqui. Mas, olhando o gráfico pelo que ele aponta nas categorias de menor volume notamos em 12º. lugar as embalagens, com apenas 1,6% de participação. É uma venda insignificante, de 269 unidades, para um grupo de pesquisados que comprou material para assar algo acima de quatro mil pizzas. Esses clientes merecem uma prestação de serviço especial, por exemplo, personalizar as embalagens, por encomenda. Esse seria um fator de fidelização e uma oportunidade de conhecer com mais detalhes as necessidades desse shopper.

Uma atenção maior, também, pode ser oferecida ao shopper de pizzaria, concentrando em um único ponto sua venda à granel de orégano, cebola, alho, azeitona, aliche e atum em latas maiores. Se você não puder mexer no layout ou no avizinhamento desses produtos, crie uma lista de ofertas diferenciada para pizzarias. Mostre ao seu cliente que você pensou no conforto dele, fazendo com que encontre todos os produtos que procura em sua loja, evitando o deslocamento para outros pontos, em uma maratona de compras.

Veja ainda outras oportunidades que você pode abrir ao seu cliente de pizzarias através de serviços diferenciados. Crie uma área de preparo, ou utilize um serviço central, para oferecer tomate triturado próprio para pizzarias. A embalagem pode ser em sacos de 1kg, 2 kg e 5 kg. As sementes e cascas de tomate você reaproveita, depois de liquidificados e coados, em outras receitas. Ofereça, também, tomates fatiados em rodelas e cebolas, também, fatiadas.

Um outro serviço que você pode criar é o de ralar mussarela para os clientes que adquirem a mercadoria em peças. E, se sua loja dispõe de padaria, prepare massa para pizza sob encomenda, para que seus clientes comprem os discos prontos crus, em embalagem refrigerada, oferecendo para eles uma enorme economia de tempo e mão-de-obra. Sei que esses serviços não são próprios do Cash & Carry, mas nós estamos falando aqui de um novo modelo de atacado em autosserviço, com o jeitinho e o sabor brasileiros. Isso significa: ou você se diferencia ou continua concorrendo com preço e nisso todos perdem dinheiro igualmente. Para usar o exemplo do inicio desta analise, não faça como a Xuxa, namore com a dupla oferta & serviço e se case com seu shopper.

Aguarde, na próxima quarta-feira, informações inéditas da Pesquisa Cash & Carry – Shopper & Behavior, exclusiva do Portal Giro News e uma análise sobre um novo perfil de comprador, visando à gestão de categorias.

Compartilhe