Pular para o conteúdo
Imagem em destaque

Quem Compra é Quem Consome

Destaque Quem Compra é Quem Consome
Destaque Quem Compra é Quem Consome
Destaque Quem Compra é Quem Consome

Aquele estereotipo do bebedor de cerveja, barrigudinho, expansivo, gritalhão, que se orgulham de sua capacidade de esvaziar dezenas de copos e principalmente de sua duvidosa competência de se manter sóbrio, não se encaixa no perfil do shopper de cervejas especiais.

- voltar ao sumário

Aquele estereotipo do bebedor de cerveja, barrigudinho, expansivo, gritalhão, que se orgulham de sua capacidade de esvaziar dezenas de copos e principalmente de sua duvidosa competência de se manter sóbrio, não se encaixa no perfil do shopper de cervejas especiais.

Segundo especialistas do setor, os shoppers da categoria de cervejas especiais são homens entre 25 e 35 anos, solteiros, pertencentes às classes A e B que, em boa parte, viajam com frequência para fora do país. “O primeiro contato com esse produto diferenciado acontece fora do Brasil. Ao retornar esse shopper vai procurar o produto. Isso significa que o comprador de cerveja especial, em sua grande maioria, é também o consumidor”, revela a beer sommelier, Kelli Roberta da Silva.

Os especialistas afirmam que além desse principal grupo, dos compradores consumidores, existem aqueles que desenvolvem apenas a função de shopper da categoria. Confira abaixo!

Consumidor X Shopper


Apesar do shopper em sua grande maioria também ser o consumidor, é muito importante fazer a distinção entre esses e aqueles que somente compram o produto. Pela característica das cervejas especiais existem os shoppers que compram a bebida como presente, segundo Katia Belo, arquiteta especialista em comunicação estratégica de varejo e sócia-diretora da Opus Design.

“Podemos usar o exemplo de uma família onde o marido é o principal consumidor de cervejas no lar, mas a esposa pode ser o shopper que irá comprar a cerveja para presentear o marido”, explica Katia. A especialista enfatiza que a partir dessa observação é que vem a importância de destacar a cerveja no pdv, “pois na lista de compras para o lar provavelmente constará cervejas comuns e a exposição diferenciada pode gerar o impulso de compra e a experimentação pelas especiais”, diz.

Potencial de Consumo


Na opinião do comprador e gestor de negócios da área de bebidas do Muffato, Rodrigo Bruno de Moura, as classes A e B ainda são o público predominante de cervejas especiais, já que conhecem e se interessem pelos sabores e estilos de cerveja. Mas, acentua Bruno Murilo, as classes C e D estão desenvolvendo um grande potencial de compra e em breve poderão ser citadas como perfil, explica: “Como é um produto de alto valor agregado, é preciso trabalhar com essas classes para atraí-las, com ações promocionais em datas comemorativas, por exemplo”. “As classes C e D normalmente vão comprar algum produto por indulgência, com o pensamento - trabalhei muito e mereço um produto especial”, conclui.

Palavra da Indústria


“O consumidor de cervejas especiais é dividido em 70% homens e 30% mulheres, das classes AB. São pessoas, em sua maioria, viajadas e com alto nível de educação e conhecimento geral, com uma faixa etária entre 25 e 40 anos. Em comum, são shoppers que gastam mais tempo no pdv, analisando, conhecendo e admirando o produto antes de decidir a compra. A grande maioria prefere encontrar a seção separada por marca e valoriza muito produtos nacionais, além de variedade e novidades”, Brasil Kirin.

- voltar ao sumário

26/07/2013

Compartilhar

Escrito por ingrid arrais cruz

Notícias em destaque