GiroNews

Negócios

A Estratégia do GPA

Lojas de Vizinhança e Omnichannel São Destaques

30/03/2015

A Estratégia do GPA
A Estratégia do GPA
A Estratégia do GPA
O Grupo Pão de Açúcar não pisou e nem vai pisar no freio este ano. Segundo seu presidente, Ronaldo Iabrudi, mais do que preocupante, o ano de 2015 é repleto de oportunidades e o grupo manterá os mesmos investimentos realizados em 2014, um total de R$ 1,8 bilhão. Entre eles, a inauguração de mais 300 lojas, das quais, mais de 100 serão no formato de proximidades, mesclando as bandeiras Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar. Além do crescimento orgânico, que faz parte da estratégia do grupo há anos, uma das novidades para este ano é o fortalecimento nas investidas em Omnichannel.

Integração dos Canais
O GPA iniciou há cerca de um ano o sistema de click and collect no Extra, em que o cliente compra online e retira na loja, e vai fortalecer o projeto, com o plano de oferecer o serviço em até 100 lojas em São Paulo, entre Extra, Pontofrio e Casas Bahia. Segundo Iabrudi, o cliente que tem optado por esse sistema, em 50% das vezes, acaba fazendo alguma compra adicional. O projeto começa a ser viabilizado, em larga escala, após um amplo trabalho interno do grupo. "Todo mundo fala em omnichannel, em integrar os canais, mas esses conceitos, se não começarem internamente e muito bem feitos, jamais vão funcionar", disse durante o durante o 3° Fórum Nacional do Varejo.

Mercados Promissores
Segundo Iabrudi, o Brasil segue sendo uma grande oportunidade e o mercado precisa continuar otimista, mesmo diante de uma economia que vive um momento delicado. "O consumo no Brasil em comparação com o de outros países só evidencia o quanto este país ainda representa oportunidades para todos", disse. O executivo também analisou os mercados que mais tem crescido e também os que mais tem caído neste início de 2015. "E-commerce continua crescendo demais, o cash & carry, onde nós continuamos investindo e inaugurando lojas do Assaí, assim como o mercado premium de modo geral. Celulares e aparelhos móveis seguem bem também, com boa margem. O que temos visto queda é no mercado de televisores", concluiu.

Compartilhe