Negócios

"BLACK FRAUDE" - A TRADUÇÃO


26/11/2012

A versão brasileira da Black Friday provou que nem tudo que é importado é bem traduzido. Enquanto milhões de norte-americanos, criadores da data promocional, invadiram as lojas, milhares brasileiros invadiram sites de protestos e redes sociais para reclamar de contestáveis promoções criadas pelo varejo local. Tanta reclamação causou notificação do Procon-SP a sete grandes redes e a organizadora do Black Friday bloqueou 500 ofertas “infladas”.

Denunciadas Pelo Procon-SP

As irregularidades foram praticadas pelas lojas virtuais de Ponto Frio, Submarino, Americanas.com, Wal-Mart, Saraiva e Fast Shop. Já o Extra foi notificado por lojas física e virtual. Apesar da promessa de descontos - alguns chegam a 90% - muitas empresas aumentaram os preços antes, para depois baixar, mascarando o Black Friday. O Procon-SP deu prazo até a próxima sexta-feira, 30, para as empresas se manifestarem. O órgão também pediu ao organizador do Black Friday explicações sobre problemas observados pelos consumidores ao acessar alguns links de ofertas e sites de lojas.

Posicionamento das Acusadas

O Portal Giro News contatou as redes envolvidas. A assessoria de imprensa do Extra e Ponto Frio informou que não houve qualquer manipulação de valores. A do Walmart informou que até o momento a rede não foi formalmente notificada pelo Procon-SP, assim como a Saraiva, que se defendeu dizendo que não recebeu nenhuma reclamação de consumidores na central de relacionamento com o cliente nesse sentido. Fast Shop e B2W (dona da Americanas e Submarino) também negaram irregularidades e afirmaram que entregarão a documentação que comprova os descontos no prazo determinado pelo Procon-SP.



envie por e-mail | imprimir


Comentários (19) Deixar um comentário

Olenka de Moura: "BLACK FRAUDE, com certeza ! Vergonhosa !!!
Falta de competência, de capacidade."
em 27/11/2012 17:49:44
Edson Marques de Oliveira: "Infelizmente todos os comentários aqui postados são reais e plenas verdades. Quando é que o brasileiro vai começar a usar a razão para tudo que faz ??? Esta história de confiar em promoções, além de estar usando o ímpeto do consumismo é o mesmo que acreditar em coelho de páscoa, papai noel, político correto e ficha limpa. Vamos usar a cabeça para não se machucarem financeiramente, pois só quem fica mais rico é o próprio empresário. Eu não comprei nada, pois o pouco que olhei e os e-mail e encartes que recebi, muitas poucas mercadorias estavam realmente compensando. Estes empresários marqueteiros se apoiam na mente curta do Brasileiro, que muito poucos se lembram dos preços e vão naquilo em que eles disserem."
em 27/11/2012 16:32:54
zeca: "quando anunciarão aqui esse Black Friday bloqueou, eu falei que era enganação. E ñ adianta nada falar que agencias de defesa ao consumidor vai fazer alguma coisa, q é balela, vão aplicar multas, e iram recorrer, e nunca da em nada. As empresas no Brasil se sujeitam a pagar muitos imposto, mas em contra partida o Governo faz vista grossa a essas coisas, vai alguem reclamar pra se da em alguma coisa, precisou milhares de pessoas reclamarem ao mesmo tempo pra tomarem alguma atitude, ñ se enganem esse gov. ganha muito com isso, depois deles ñ tem mais respeito com niguem, els são bandidos, todo mundo acha que pode ser bandido tambem. Só o povo é prejudicado, mas depois o gov. da uma bolsinha a eles e fica tudo certo."
em 26/11/2012 23:37:33
JOAO CARLOS: "No caso do Extra, nao me causa surpresa, pois eles se caracterizam por serem experts em promoções enganosas e um pessimo atendimento pos vendas. Eu nunca mais compro nenhum eletro ou info nesta rede."
em 26/11/2012 19:34:55
FRANCISCO PAULINO DE SOUZA: "Tentei comprar 02 Samsung SIII o dia inteiro no Submarino, mas infelizmente no momento de efetuar o pagamento só recebia mensagem de erro no servidor, ou seja, bloquearam as compras para enganar os otarios que entravam no site.(Otarios como eu proprio. Pois obviamente perdi um montão de tempo no site)."
em 26/11/2012 18:37:15
Sergio Paganoni: "Como já manifestado em outras mensagens anteriores, o Brasil é um país onde onde reina a ganancia e a falta de punição às fraudes; autuações, quando aplicadas, geram multas que não são pagas; criminosos de colarinho branco, quando são condenados, tem penas alternativas ou em regimes que não existem na prática: regime semi aberto? Aonde? Qual unidade prisional tem \"aposentos\"para estes senhores?
É bobagem achar que estes piratas do atacado ou varejo vão deixar de lado a política de ganhar muito vendendo pouco. Para que? Brasileiro paga qualquer preço!
Black Friday é para americano, que é respeitado pelo vendedor, que ganha vendendo muito, o que mantém a roda girando; é outra mentalidade e cultura."
em 26/11/2012 17:46:39
Gabriel Pierry: "é impressionante como brasileiro faz papel de besta, pagam o mesmo valor ou até mais só p/ dizer que compraram no Black Friday..."
em 26/11/2012 17:38:17
samara: "Multa neles, Procon."
em 26/11/2012 16:50:19
SAMARA: "Cadê o Procon que não se manifesta???"
em 26/11/2012 16:49:20
Marcel: "Adquiri um item na FAST com desconto de 30% em comparação ao valor de hoje 26/11/2012.
Existem sites, como o Jácotei, que nos possuem histórico dos preços praticados de um determinado item. "
em 26/11/2012 16:47:49
Juliano: "Isso só dará certo quando a cultura mudar. Tinha TV de 32 polegadas por 120 dolares no Black Friday do Wal Mart brasileiro. Não existem punições aqui. Nos Eua isso seria um trust ou um dumping (sem dar desconto). Pena de quem comprou."
em 26/11/2012 15:46:04
Valéria Bonfanti: "Infelizmente nós mesmos somos culpados, pois somos um país extremamente desorganizado, onde a grande maioria só quer saber de levar vantagem.Somos o país dos \" se for bom prá mim dane-se o resto\" !!! "
em 26/11/2012 15:41:53
Gilson Brasil: "Até que enfim o brasileiro percebeu a fraude das promoções. Todas as redes de varejo e também os pequenos comerciantes, sem excessão, fazem a pratica de inflar o preço para anunciar descontos de de 70% até 80%. Verdadeiro me engana que eu gosto. Brasileiros acordem! "
em 26/11/2012 15:39:15
Wagner Cabralhos: "É bem simples cmbate este tipo de fraude promovido pelo varejo...
É só nos não aderir a este tipo de abuso disfaçado de promoção...
NÃO COMPRAR....
E antes de comprar pequisar os preços se realmente ha o descondo de acordo... A difeença de preço aqui no varejo é enorme ... Um produto pode ser encontrado com preços diferenciados que chaga a mais de 200% de diferença... Agora qual ta barato ou qual ta cara... Consulte sempre o site do fabricante ... alguns até da a informação de preço médio...
No caso de medicamento a mafia é até pior... tem loja ofecendo produtos com mais de 90% de desconto... Como pode???... Simples geralmente são produtos similar aos de marca (Eficacia não confiavel) que respeitando a tabela do governo para tanto para o Similar qto para o Original... ambos para o governo tem o msm preço, pois se baseia no principio ativo. E o similar não teve custo de pesquisa e de patente o custo de fabricação é baixo em torno de mais de 25 vezes o preço de tabela do governo...
Atente-se..."
em 26/11/2012 15:33:34
João Carlos: "falar o que de tudo isso..... melhor economizar e ir fazer comprar no USA que além das compras você faz um belo passeio........"
em 26/11/2012 15:18:35
Izilda Souza: "Esse é um exemplo clássico da desonestidade, corrupção e imoralidade típico no Brasil."
em 26/11/2012 15:13:38
Claudio: "Tudo que o brasileiro copia é mau feito,com a cultura de ganhar sempre mais, é de duvidar que o empresario brasileiro vai dar desconto de 90%,visto nas outlets parece piada os preços lFiquemos com a urna eletronica,pelo menos somos bons em eleição."
em 26/11/2012 15:04:08
daniella silva: "comprei uma tv led samsung 32 no dia 05 de novembro por 1169,00 no magazine luiza por 1299 paguei a vista no boleto com 10% de desconto na semana anterior ao black fraude a tv ja estava 1399,00 no preço parcelado e somente 5% de desconto... 1310,05 quiseram enganar o consumidor ,mas estamos de olho!!!"
em 26/11/2012 14:00:30
christian mora: "É uma vergonha mesmo, somos uma Republica de trouxas mesmo, garanto que nada será feito. "