GiroNews

Supermercado

Conteúdo Exclusivo - GiroNews

Entrevista Exclusiva

O Varejo Precisa Olhar Para o Futuro

15/04/2015

Entrevista Exclusiva
Entrevista Exclusiva
Segundo o consultor João Gabriel Chebante, apesar de haver um clima geral de preocupação no Brasil, o varejo tem que seguir avançando e olhando para o que vem pela frente. "Não é o momento para pisar no freio. O que o mercado tem que entender é que nós estamos passando por um processo importante no varejo, principalmente com o crescimento da tecnologia. O fato é que daqui 5 ou 10 anos nós vamos ter uma experiência de compra diferente da de hoje e, diante disso, pisar no freio pode ser um grande erro estratégico para as empresas a médio/longo prazo", analisou Chebante.

É Preciso Coragem
O consultor destacou ainda o perigo de uma retração de investimentos, seja do varejo ou da indústria. "Vou citar um que, na prática, está acontecendo. Eu venho conversando com duas importantes marcas do mercado de preservativos. Uma delas, está temerosa e reduziu investimentos, cortou verba de marketing, etc. Enquanto isso, sua concorrente, que percebeu esse movimento, adotou uma estratégia mais agressiva, porque viu a possibilidade na redução da concorrência", contou.

Exemplo no Varejo
Dentro da ideia de que a experiência de compra vai mudar, Chebante destaca não apenas o tão falado Omnichannel, mas o posicionamento bem definido. "O St Marche tem dado um grande exemplo de trabalho que o mercado deve se atentar muito para esse período, que oferece um posicionamento claro para o cliente. Eles estão entendendo bem a oportunidade que, independente da crise, sempre existe para quem está bem preparado e que a todo momento é preciso plantar algo bom para colher lá na frente. Existe um grande aprendizado no trabalho deles", concluiu Chebante.

Compartilhe