Notícia

SACOLAS PLÁSTICAS: PÃO DE AÇÚCAR ASSUME ERRO


22/08/2012

Segundo Hugo Bethlem, vice-presidente de Relações Corporativas do Pão de Açúcar, a decisão dos supermercados paulistas de não fornecer mais sacolas plásticas nos caixas é "um erro absurdo", já que a ideia de chamar a atenção do consumidor para o descarte adequado das sacolinhas deveria ter sido melhor estruturada discutida a longo prazo para promover uma mudança de hábito da população. Hugo afirma ainda que a forma como a Associação Paulista de Supermercados (Apas) conduziu o tema foi errada, pois acabou gerando uma agenda negativa para o setor.

De acordo com o executivo, o grupo está fazendo sacolas sem o nome das bandeiras e com mensagens de conscientização do consumo, chamando atenção para o descarte adequado. Apesar do discurso de Bethlem, o grupo informou ao portal Giro News, por meio de sua assessoria, que mantém o acordo com a Apas, que visa eliminar a distribuição gratuita de sacolas plásticas, e que só está distribuindo atualmente por determinação judicial.



envie por e-mail | imprimir


Comentários (27) Deixar um comentário

davilson neves: "há sra.Dora, agora acredito, desculpe-me a critica, mas parecia que estava defendendo a causa deles, eles APAS e WAL MART é que fizeram toda a politicagem para acabar com as sacolinhas por puro interesse financeiro e por lobby dos fabricantes de sdacos plásticos que vendem naquelas embalagens coloridas, em rolinhos, etc...concordo plenamente que os orgãos públicos deveriam educar melhor a população, desenvolver projetos de reciclagem como existem em outros países, colocar mais coletores de lixo nas ruas para não ficar no chão e chuva levar para os bueiros,existem sim medidas preventivas e eficazes, falta vontade pública e políticos decentes que queiram construir um pais saudável para todos e não aqueles do mensalão , do cachoeirinha, e outros por ai que só levam dinheiro para si próprios, e agora com a eleição voltam a pedir votos para este povo . "
em 28/08/2012 18:43:38
Dora: "E eu ja disse em português claro e objetivo, mas parece que foi dificil compreender, então repito: Eu não trabalho, nem nunca trabalhei na APAS ou no Wallmart. Tão pouco tenho qualquer ligação com essas empresas. Sou apenas uma cidadã paulistana que quer ver uma São Paulo mais sustentável. ;)"
em 28/08/2012 12:04:15
Dora: "Não me esqueci nem me esquecerei, Julio. Mas a coleta seletiva não funciona em SP. E custará a funcionar num futuro. Você acha que um povo que joga lixo no chão e acha super normal vai querer lavar caixa de leite pra jogar no lixo? Infelizmente somos muito acomodados e mal educados. E insisto, cessar a distribuição gratuita de sacos plásticos em supermercados seria o primeiro passo, ninguem esta afirmado que seria a unica solução. A solução seria corrigir as grandes industrias, que decidem quais embalagens nos consumidores vamos levar pra casa, em qual material, etc. As grandes industrias tem o poder de acabar com a poluição no meio ambiente, mas pra elas é lucrativo produzir embalagens dercartáveis. São elas quem mais poluiem o planeta. "
em 28/08/2012 12:01:11
Julio: "Bom dia a todos, em relação as sacolas plásticas não será esta a solução. Vocês esquecerão que as garrafas plásticas e outro produtos poluem mais do que as sacolas plásticas. O que temos que fazer é um planejamento para coleta seletiva funcionar. Para depois pensar ou que fazer para poluir menos."
em 28/08/2012 09:37:10
davidson: "realmente temos uma professora de português funcionária do Wal Mart. Obrigado pela dica, realmente me equivoquei, foi a emoção, mas PORQUE continuaremos a ter saquinhos plásticos? Resposta = Por que não temos ainda, algo que substituam estes lindos equipamentos do lar e dos cocôs dos cachorrinhos que levamos para passear na praça. Viva o meio ambiente é pegando os cocôs dos nossos bichinhos é que contribuimos com a melhoria do meio ambiente , não é retirando as sacolinhas do supermercados, neste caso vamos pagar mais caro....pura ecologia. "
em 27/08/2012 17:05:16
Dora: "Eu não trabalho para APAS, e muito menos para o Wall Mart. :)
E aproveitando a minha passagem por aqui, POR QUE= Pergunta / PORQUE= Resposta. =]"
em 27/08/2012 15:13:05
davilson neves : "pessoal bom dia ! tenho acompanhado estas discussões e me divirto muito, depois de tudo posso concluir que a Sra.Dora é funcionária da APAS ou do WAL MART. Afinal a responsabilidade do meio ambiente é de todos e os saquinhos plásticos do supermercados é somente para eliminar despesas dos grandes, por que vai continuar existindo plástico em tudo. Os governos deveriam insentivar a criação de recicladores, assim resolveriam o problema dos saquinhos e outros plásticos. "
em 27/08/2012 08:59:48
Dora: "Se alguem dos que defendem a permanencia dos sacos plasticos de forma gratuita puder me responder qual seria a saida para poluir menos a curto prazo, por favor me diga. Gostaria de ler as opiniões de vcs sem agressividade e repetição. ;)"
em 24/08/2012 15:41:37
Dora Vieria: "Luiz Lacaze, pelo visto então você não conhece nada do assunto sobre plásticos, não é? Veja bem, o saco plástico foi criado no século XX. Na natureza, o plástico leva pelo menos 300 anos para se decompor de maneira natural, logo, se for bom de matematica, você saberá que nunca,ate hoje, os sacos plásticos se decompuseram na natureza de forma natural. Não é preciso estudar engenharia ambiental para saber que uma mudança dessas é complexa, e lenta. Não é possivel fazer uma mudança dessas [eliminar todos os residuos poluentes de uma unica vez] do dia para noite, esse era apenas o primeiro passo a ser tomado, afinal, ninguem morre se não tiver sacos plásticos no caixa do supermercado. Talvez a APAS tenha sido muito agressiva na sua tentativa, mas tentar reduzir o uso a APAS ja tentou, e sabe o que a população disse na epoca? Que a APAS so queria reduzir o uso de sacos plásticos para poder economizar capital... Não há saidas, sempre alguem irá se queixa quando se ver diante de novas propostas e novos hábitos. Lamento também que nunca nenhum prefeito/governador/presidente, poderá tomar uma atitude como essa, pois a população se vira contra essa idéia de uma maneira tão negativa que se formos depender da opinião publica para essa atitude, teremos sacos plasticos sendo distribuidos de forma irresponsável e em grandes quantidades para sempre nos supermercados. Só nos resta assistir e esperar pelo caos ambiental que se aproxima... =/"
em 24/08/2012 15:37:12
Luiz Lacaze: "A APAS criou um problema enorme para eles mesmos, aonde não existia. Já que são tão ambientalistas, por que não eliminaram tambem os sacos de horti fruti, os filmes que embalam frios e carnes, e as bandejas? Pelo simples motivo de que o mundo hoje não vive sem plasticos. Quem conhece um pouco do assunto sabe que o plastico é biodegradavel sim, só que demora demais, e sabe tambem que hoje existem tecnologias que eliminam esse problema acelerando em 50 vezes a biodegradação de qualquer plastico.
Consciencia ambiental é fazer com que sejam eliminados todos os desperdicios não só de plasticos, mas de tudo. E tambem, que se apoie e promova toda e qualquer ação que vise diminuir o impacto ambiental, porem sem jogo de cena e segundas intenções.Jogar a culpa nas sacolinhas, dizer que entopem bueiros, matam criancinhas é no minimo ser hipocrita e mal intencionado, entre outros adjetivos, alem de mostrar que a APAS está preocupada apenas com a sustentabilidade do bolso, e não do planeta. Que tal começar com uma campanha contra o desperdicio? Que tal dar atenção a quem tem tecnologia que elimina e anula os \"maleficios\" do plastico? Isso não se faz por que não rende receita na boca do caixa. Mas o desgaste de imagem que tiveram e estão tendo vai dar um licão a todos."
em 24/08/2012 11:09:11
DIRCEU: "ALEM DOS CUSTOS DA SACOLINHA EM SI, DEVEMOS TAMBEM PENSAR QUE SÃO MENOS FUNCIONÁRIOS PARA EMBALAR AS COMPRAS, UM COMÉRCIO NOVO PARA OS SUPERMERCADOS NA VENDA DE \"SACOLAS RETORNÁVEIS\", ALEM DE QUE O MAIOR PONTO A SER LEMBRADO É DE QUE VÁRIOS SUPERMERCADOS REGIONAIS DO INTERIOR JÁ FORNECIAM SACOLINHAS BIODEGRADÁVEIS DE GRAÇA ANTES DESTA PALHAÇADA TODA DA APAS, QUE APENAS QUER VER LUCRO E APROVEITA UM SENTIMENTO ECOLÓGICO GENERALIZADO PELA POPULAÇÃO PARA DISTORCE-LA A SEU BEL PRAZER."
em 24/08/2012 09:02:15
paula liberato: "desculpem-me saiu errado o nome, mas o texto está correto."
em 23/08/2012 20:31:25
pau: "quero parabenizar e dar total apoio ao Flavio Rodrigues, agora sim vem uma explicativa técnica de quem conhece e não os comentários da sra. Dora, que não sabe que outros sacos plásticos viriam no lugar das sacolinhas e teriamos que pagar mais, isto é maior reclamação de todos. É claro que todos consciencia ecologica, mas não é este o maior problema, temos que tratar também os menores, mas neste caso o debate sempre foi economico e não ambiental. A propósito, nunca comi saco plastico, mas da utilidade que ele tem, pergunto , onde a sra coloca os lixos do banheiro, da cozinha, do cocô do cachorro, etc...antes de ir para o lixão?"
em 23/08/2012 16:34:05
Rodrigues: "Tudo balela, a lei das salolinhas foi aceita por que reduz os gastos dos supermercados, faz uma lei que coloquem a mão no bolso deles, ex a obrigatoriedade das sacolas bio degradaveis, quero só ver a chiadeira, ai vamos ver quem tá realmente preocupado com o meio ambiente."
em 23/08/2012 16:04:18
Dora Vieira: "Paula Liberato, não existem em meu texto nada \"equivocado e mal escrito\", o que está mal escrito e equivocado é a forma como lidamos com os problemas ambientais. Óbvio que os sacos plásticos não são os unicos problemas para o meio ambiente existentes no planeta terra, não me venha com esse argumento pobre e simplista. Eliminar sacos plásticos dos supermercados seria apenas o primeiro de muitos outros passos que estariam por vir, como já disse mais de mil vezes aqui no GiroNews, esse era somente o primeiro passo. Agora, se estamos tão birrentos e arrogantes para essa pequena mudança, imagine para outras que virão futuramente... Eu lamento verdadeiramente pela falta de consciencia ecologia de grande parte da população brasileira. Estou pouco me lixando sobre o quanto ira lucrar ou deixar de lucrar os comerciantes, eu quero saber é o que o meio ambiente ganhará com essas mudanças. Mas vc não tem idéia sobre isso, não é Paula? Você certamente nunca ingeriu um saco plástico pensando ser uma alga marinha para se alimentar..."
em 23/08/2012 15:42:53
Flávio Rodrigues: "Caro Hugo
Esta posição do P.A vem de encontro a respeitar o direito do consumidor que sempre pagou pelas sacolas. Acho muito de mal gosto a posição das associações de supermercados que querem ditar o que pode ser vendido ou não nos supermercados. Sei que este movimento vem apenas para confundir os consumidores por que a forma que ela foi feita induz ao consumidor a achar que apenas as sacolas são as vilãs do planeta. A meu ver puro má fé motivada por interesses maiores de alguns atacadistas. Um dos pontos que mais me motivou ir contra a este golpe é com relação aos seguintes pontos:
1°As sacolas sempre foram pagas pelos consumidores e a não distribuição transforma custos em lucros para os supermercados.
2°As sacolas são reaproveitadas no descarte de resíduo residencial, assim sendo mais sustentáveis que usar sacos de lixo.
3°As sacolas compostáveis são biodegradáveis em ambientes de compostagem, com esta posição induz ao consumidor a um descarte irregular. Porem exista tecnologia disponível para que as sacolas sejam biodegradáveis em aterros a Apas simplesmente ignorou, pois a implantação da tecnologia não justificaria a cobrança.
4°As sacolas retornáveis provindas do Vietnã e da China é um absurdo para que tanto diz que esta tirando o Planeta do sufoco, pois se formos analisar profundamente estamos trazendo resíduos de empresas totalmente insustentáveis e que usam matérias primas duvidosas e trabalho escravo.
5°Movimento condenado pelo CONAR como propaganda enganosa.
6°Formulação de leis inconstitucionais no cenário político e de formulação de uma TAC sem haver uma lei para ajustar...este ponto é o pior, pois entra Governo, Procon, Apas e Secretaria do M.A.
7°Oferecer resíduo como alternativa de embalagem “caixas de papelão”. Se os supermercados estivessem tão preocupados com o meio ambiente enviariam estes materiais para reciclagem e não para as residências dos consumidores, induzindo-os que de alguma forma estão ajudando o Planeta, quando que na verdade estão levando o lixo do supermercado para suas casas.
Enfim existem ainda muitos pontos e que a meu ver vem apenas constrangi os consumidores.
Att.
Flávio Rodrigues."
em 23/08/2012 13:36:47
paula liberato: "cara senhora Dora, existe um equivoco na sua mensagem super mal elaborada e agressiva. O que sempre foi questionado é se sascolinah de plástico era realmente a causadora da poluição e foi provado que não, ela contribui, mas em substituição a ela deveria ter planos do governos e empresas desenvolvendo produtos de utilizade nas embalagens que fossem biodegradaveis o que não ocorreu, principalmente com produtos falsos. E também que aumentaria outros sacos plasticos , os tais azuis, pretos, etc, que custam caro e poluem até mais pois são mais resistentes. O tema deu muito para discusão porque aparentemente a posiçaõ da apas não ficou clara e demonstrou falta de conhecimento técnico e dai par interpretarmos como interesses economicos fica mais fácil, quer seja dos supermercadistas Wal Mart por exemplo, como dos fabricantes de sacos plásticos que venderiam muito mais com a suspenção das entregas das sacolinhas nos supermercados. Sugiro a senhora que antes de fazer críticas ofensivas se interessasse mais pelo assunto do que pela posição NATURALISTA DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE SEM DADOS TÉCNICOS."
em 23/08/2012 12:27:41
Luciano: "Tendo em vista as últimas informações , acredito que a \"sacola plástica\" virou ícone para \"ambientalistas\" e forma de LUCRO para algumas empresas. Notem, se não existir mais sacola no supermercado, o lixo será jogado no famoso SANITO (saco de lixo feito em plástico), ou seja, somente mudamos a cor do PLÁSTICO que irá para os aterros. Parabéns aos ambientalistas ignorantes! Ainda assim, as empresas estarão VENDENDO a sacolinha, a qual irá para o mesmo aterro, só que agora ela foi PAGA. Muito legal! Isso nunca chegará ao responsável, então serve de desabafo.....estamos em um país de tolos né!"
em 23/08/2012 12:25:46
Dora Vieira: "Mais um que esta mais interessado em lucro do que em ideais. Esse merece os clientes que possui. Clientes teimosos e ambientalmente ignorantes que somente estão interessados em sua comodidade ao levar seus produtos para casa. Quem perde com essa palhaçada é o meio ambiente. Infelizmente temos uma população ignorante que não tem idéia do que essa distribuição tola e desenfreada de sacos plásticos a torto e a direito nos ocasionará a curto ou médio prazo. Infelizmente parace que nunca sairemos da estaca zero em busca de melhorias no planeta, graças a essa sociedade ignorante, birrenta, egoista e inconsequente. Triste, triste. Lamento o futuro que aguarda nossas crianças. "
em 23/08/2012 09:47:33
Marcia Sauchella: "Boas palavras do sr. Hugo; pena que não haja consenso dentro do Grupo, q continua a apoiar a APAS, que transformou essa história numa briga entre clientes X supermercadistas. O que me leva a concluir que os dirigentes da APAS são, acima de tudo, muito pouco inteligentes."
em 22/08/2012 22:32:08
samara: "Não existe nada mais correto que reconher nossos erros e rever posições.Parabens ao dirigente do Pão de açucar que demonstrou coragem e dignidade. Essa declaração nos transmite a certeza que essa empresa tem gestores responsaveis e conectados com os anseios dos consumidores."
em 22/08/2012 21:56:40
carolina lemos: "ótima opinião do Sr. Hugo reconhecendo que erraram e voltaram a distribuir as sacolinhas, quem ganha são eles e aqueles que aderiram a entrega. REalmente a proposta da apas nada tinha a ver com o meio ecologico e sim com o bolso dos interessados fabricantes de sacos plasticos que também poluem , principalmente o wal mart que deu apoio desde o inicio obrigando a outros que não queriam a aderir. Parabéns a todos as sacolinhas tem sua função já estabelecida nos lares e os feios sacos pretos devem ser utilizados em outros casos."
em 22/08/2012 18:42:29
carlos: "Gostei do Sr. Hugo, essa posição mostra que esta afinado com o fregues. O dono de uma rede de Supermercados uma vez me disse que o melhor consultor na area são os proprios freguese, assim que se faz mostra que o Sr. Hugo soube se adaptar aos novos donos da rede"
em 22/08/2012 18:38:24
Claudio Dias: "concordo com o colega Durval, mas a retratação do diretor do PA sr. Hugo é muito bem vinda, pois em nenhum mometno foram consultados os principais envolvidos na decisão, os consumidores. O Pior de tudo o apoio do WAL MART adotando uma posição ridicula no processo. Decisão ajustada da Juiza e do mkinistério público que logo se manifestou, do professor que também deu uma grande contribuição, enfim é isto, criem forma de controle do descarte, formas de reciclagem destres materiais e assim teremos um mundo melhor para todos, mas com certeza a sacolinha virou uma estória de brincadeirinha de criança, ninguém acredita só elas e a APAS."
em 22/08/2012 18:20:51
Julio Barros: "Aqui na minha cidade esta tudo normal, temos as sacolinhas, cncordo com o que diz o vice pres da PA, realemnte tudo foi mal conduzido, e os sacs plasticos pretos de lixo a decomposição dees é bem mais lenta, são mais grossos, outra coisa os governos estão fazendo sua parte, o lxo pode gerar energia pelo gas, enfim ´fácil atingir a população, aqui deixamos temprariamente de comprar do Extra ois o Savegago manteve as sacolas, agora todos possuem e distribuem, como ficamos?"
em 22/08/2012 17:02:49
João Avelino Filho: "Isso, sem dúvida, reflete a falta de uma linha, afinada e coerente, de pensamento e ação da cúpula do GPA - Grupo Pão de Açúcar. Divergir faz parte, mas se o Vice Presidente Executivo do Grupo acha \"um absurdo\" essa iniciativa da APAS (de suspender a distribuição das sacolas), o Pão de Açúcar não poderia apoiá-la ou deveria, na minha opinião, se abster e ficar neutro."
em 22/08/2012 16:52:06
Durval: "Pelo menos numa coisa temos que concordar com o Hugo: Tudo foi muito mal conduzido pelo Pão de Açucar e Carrefour. Do resto nada se aproveita, o que se conclui é que tudo não passou de uma manobra para os supermercados porem mais dinheiro no bolso, mesmo brigando com os clientes. Vamos ver o que acontece quando os clientes mudarem de fornecedores e gostarem dos novos, o retorno as vezes é dificil."
em 22/08/2012 16:49:04
A Editora
Além dos Pescados
Gomes da Costa Reforça
Entrada na Categoria de Vegetais.
| ASA Amplia Portfólio em Diversos Segmentos | Selmi: Novidades nas Categorias de Macarrão, Biscoito e Azeite | SCA: Soluções Completas Para Incontinência Urinária | Pirassununga Inova no Mercado de Cachaças Artesanais | Lançamentos da Bettanin Aquecem Vendas da Categoria de Limpeza | Melhoramentos Anuncia Lançamentos e Reforço da Nova Identidade | Golaço da Cereser: Empresa Lança Produtos e Embalagens Especiais de Futebol | EBBA Dita Tendências e Novidades Para o Mercado de Sucos | Cocamar Comemora 50 Anos com Lançamentos Imperdíveis | Cromo Steel Inova em Portfólio de Carrinhos Com a Marca Bolt | Freeart Seral: Lançamentos que Vão Melhorar Exposição das Lojas | Brasil Kirin se Destaca Com Novidades e Estande Premiado | Presença da Nestlé na Arena do Conhecimento Foi Destaque na APAS | Capricho Dita Tendências na APAS 2013 |