GiroNews

Atacado / Cash & Carry

Conteúdo Exclusivo - GiroNews

Grupo Martins Cresce 42%

Atacadista Distribuidor Segue Jornada de Digitalização

24/06/2022

Grupo Martins Cresce 42%
Grupo Martins Cresce 42%
Grupo Martins Cresce 42%
Texto: Larissa Varjão

  O Grupo Martins, atacadista distribuidor, cresceu 42% nos últimos dois anos. Além disso, a empresa ficou em 2º lugar no Ranking ABAD/Nielsen 2022, com faturamento de mais de R$ 7 bilhões em 2022. Esse crescimento está relacionado à uma estratégia de digitalização iniciada em 2019. "O crescimento maior tem a ver com a jornada de digitalização, que tem o foco em quatro elementos: os nossos clientes, indústria e pequeno varejista; o resgate da nossa essência como atacadista distribuidor; alavancagem do nosso ecossistema; e transformação digital que começamos a partir do nosso marketplace", afirma Rubens Batista, CEO do Martins Atacado, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. Por ano, a empresa atende em torno de 230 mil clientes de todo o país.

Investimentos na Operação
  Os investimentos da empresa têm sido direcionados para tecnologia da informação (TI), e mais recentemente, começaram a investir nos centros de distribuição (CD) nesse ano. "A gente tem investido na ampliação do nosso CD de Uberlândia (MG) e na realocação do nosso CD de Goiás, que vai dobrar de tamanho, passando de 20.000 metros para cerca de 40.000 metros de área", explica Rubens. Para 2022, a meta é crescer em linha com a inflação. "A gente acha que vai ser um ano difícil, principalmente em algumas linhas como eletroeletrônicos, mas esperamos pelo menos crescer em linha com a inflação, para não perder relevância", revela o CEO. Ainda na sua visão, o mercado de distribuição está maduro no Brasil, mas ainda assim cresce e é relevante.

Futuros Projetos
  
A tendência para o setor é a digitalização, acredita o executivo. "Eu acho que isso é uma coisa que vai ser cada vez mais importante, e esse processo de digitalização deve influenciar também o modelo de negócio." Além disso, o maior projeto do Grupo Martins é ressignificar o modelo de atacado generalista. "A gente quer criar um modelo atacadista generalista chamado 4.0, com maior competitividade e mais alinhado as tendências atuais. Ou seja, transformar o Martins em uma empresa de tecnologia e inteligência que distribui mercadorias sem, no entanto, perder a nossa característica relacional, que é ser muito próximo dos nossos clientes", finaliza.


Compartilhe