GiroNews

Farma / Cosméticos

Conteúdo Exclusivo - GiroNews

Fusão Ganha Forma

Os efeitos da integração entre Extrafarma e Pague Menos

27/03/2023

Fusão Ganha Forma
   A aquisição da Extrafarma, concluída em agosto de 2022, acelerou em três anos os planos de expansão da Pague Menos. Com a integração de quase 400 lojas, a Pague Menos encerrou 2022 com mais de 500 novas unidades, ampliando seu parque para 1.646 pontos de venda, distribuídos em 389 municípios, em todos os estados brasileiros. Em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, Luiz Novais, vice-presidente financeiro, de RI e M&A da Pague Menos, revela os impactos da operação. "Além de consolidar a liderança da Pague Menos nas regiões Norte e Nordeste, a transação fortaleceu a sua posição como o Hub de Saúde mais completo do varejo farmacêutico, com mais de mil unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país." Ao longo de 2022, foram realizados aproximadamente 2 milhões de atendimentos no Clinic Farma.

Mudanças Estruturais
   Com a migração de sistemas de processos em todos os centros de distribuição, concluída em janeiro de 2023, houve a unificação da malha logística entre as duas bandeiras. "Essa integração logística permitirá uma otimização significativa no abastecimento de lojas, com redução no custo de frete, redução de leadtimes, aumento na frequência de abastecimento e redução na ruptura de estoques. Também fizemos um saneamento importante no portfólio de lojas Extrafarma, com o encerramento de 14 lojas e migração de seis unidades para a bandeira Pague Menos", afirma o diretor.

Expectativas da Companhia
   Em 2023, a Pague Menos segue com a meta de se consolidar como um hub de saúde, com foco na "classe média expandida". Em janeiro, a varejista lançou o programa de benefícios Sempre Bem, que dá acesso a teleconsultas, descontos, serviços farmacêuticos e entregas grátis nos canais digitais. "O plano da companhia prevê 60 lojas ao longo do ano, reformas em lojas das duas bandeiras e avanços na captura de sinergias de Extrafarma", revela Luiz. Ao todo, a companhia prevê a inauguração de 180 lojas nos próximos dois anos, sendo 60 unidades em 2023 e 120 em 2024. De acordo com o diretor, a decisão sobre o uso da bandeira Extrafarma ou Pague Menos será feita caso a caso.
Compartilhe