GiroNews

Franchising

Conteúdo Exclusivo - GiroNews

Alimentação Puxa Franchising

Setor se Aproxima do Faturamento de 2019

30/09/2021

Alimentação Puxa Franchising
Alimentação Puxa Franchising
Alimentação Puxa Franchising
  Após um faturamento não tão representativo ao longo de 12 meses, devido à crise gerada pela pandemia, o cenário de franchising no Brasil demonstra uma recuperação este ano. Em relação a 2019, a receita foi apenas 4,6% menor no segundo trimestre de 2021. No período, o setor registrou 1,7% de lojas fechadas e 3,9% de novas unidades. Com isso, o saldo ficou positivo em 2,2%, ao contrário do ano passado, quando foram 1,2% de lojas abertas e 4,4% de lojas fechadas, totalizando -3,2%. "O avanço da vacinação, a diminuição das restrições sociais, o aumento do tempo de funcionamento do comércio e a gradativa retomada dos hábitos dos consumidores foram os principais fatores que impulsionaram o setor", explica Silvana Buzzi, Diretora Executiva da Associação Brasileira de Franchising (ABF).  

Demanda Impulsiona Setor
 
  A demanda reprimida e a mudança de sazonalidade de compras provocada pela pandemia também são consideradas fatores importantes, associadas a questões de cada segmento, como o aquecimento da construção civil e o consumo de substituição. "De forma geral, o franchising ajustou suas operações, lançando ofertas e desenvolvendo novos canais de venda, principalmente os digitais", destaca Silvana. Os segmentos que puxaram o crescimento foram Alimentação, Moda e Casa e Construção, que têm um peso maior no setor. Entre abril e junho de 2021, o grupo Alimentação - Comércio e Distribuição teve alta de 71,3% em relação a 2020 e variação negativa de 16,2% na comparação com 2019. Já Alimentação - Food Service registrou +47,8% e -16,8%, respectivamente.  

Franchising se Adapta  
 
  Dentre os ajustes feitos na operação, o franchising foi beneficiado pelo delivery. O serviço, que em 2020 era responsável por 2,1% das vendas, atingiu participação de 6,4% este ano. No food service, dentre as redes que têm unidades de dark kitchen, o formato representa 7,2% do faturamento. Segundo levantamento da ABF, a expectativa é que essa participação chegue a 13,5% em seis meses. Para este ano, a entidade projeta avanços para o setor de 8% em faturamento, 5% em unidades e 4% em redes associadas.


Compartilhe