GiroNews

Negócios

Aumento de 9,9%

Comércio Cresce em Maio, Indica Boa Vista

19/06/2020

Aumento de 9,9%
  O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, cresceu 9,9% em maio na comparação mensal dessazonalizada. Os dados foram apurados pela Boa Vista. Na avaliação acumulada em 12 meses, o indicador apresenta retração de 3%. No acumulado do ano o indicador recuou 9% contra o mesmo período do ano passado. Em relação ao mesmo mês de 2019, o varejo apontou queda de 18,4%. Segundo a empresa, após o indicador registrar queda acentuada em abril, o resultado de maio recupera pequena parte dessa perda e interrompe uma sequência de três quedas consecutivas. 

Setores
  Na análise mensal, o segmento de "Móveis e Eletrodomésticos" apresentou alta de 39,4% em maio após ter registrado baixa de 83,3% no mês anterior, descontados os efeitos sazonais. A atividade de "Supermercados, Alimentos e Bebidas" registra variação de -0,2% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses foi de 1,8% em relação ao ano anterior.

Metodologia
  O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.


Compartilhe