GiroNews

Negócios

Cashback Avança no Varejo

Em Alta, Modalidade Aumenta Conversão e Tíquete Médio

06/08/2021

Cashback Avança no Varejo
Cashback Avança no Varejo
   Com o intuito de fidelizar os clientes, as empresas têm se aproximado do cashback, método no qual os consumidores podem recuperar parte do dinheiro gasto em suas compras. Esse sistema costuma estar atrelado a outras vantagens, como acesso a ofertas exclusivas, visando aprimorar a relação entre cliente e empresa. Segundo o relatório "2020 Global Cashback Report", as promoções de reembolso causaram um crescimento de 3,4 vezes na taxa de conversão e um aumento médio de 46% no valor do pedido, movimentando US$ 108 bilhões em cashback no mundo. Em 2019, mais de 6 milhões de lojas físicas e online já trabalhavam com programas de reembolso no Brasil, de acordo com dados do Sebrae. 

Adesão em Setores Diversos
 
  O cashback começou a fazer parte da estratégia de marketing e incentivo ao consumo de empresas de diversos setores. Casas Bahia, Netshoes, Boticário e Marisa, por exemplo, oferecem reembolso de até 15% através da Cuponeria, plataforma de cupons de descontos. Já na Visa, especializada em soluções de pagamento, o número de transações realizadas usando esse mecanismo triplicou no primeiro semestre deste ano. Especializado em cashback, o Méliuz possui mais de 1.600 parceiros em seu aplicativo e site, com lojas que variam desde supermercados a farmácias.

Crescimento Exponencial 
 Com a crise devido à pandemia, as empresas também encontraram nos cupons uma saída para garantir as vendas. Junto aos descontos, muitas marcas se apropriaram do conceito de cashback e, além da devolução dos valores em dinheiro para o consumidor, entregaram cupons de descontos para futuras compras ou os valores em "pontos" que ficam acumulados em carteiras digitais. Essas iniciativas trouxeram aos cupons um cenário de crescimento exponencial.
Compartilhe