GiroNews

Negócios

Cenário em Alta

Movimento do Comércio Cresce 4,5% em Julho

26/08/2020

Cenário em Alta
  O Indicador Movimento do Comércio, de acordo com dados apurados pela Boa Vista, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, avançou 4,5% em julho na comparação mensal dessazonalizada. Na avaliação acumulada em 12 meses, o indicador apresenta retração de 3,2%. No acumulado do ano houve queda de 7,5% contra o mesmo período do ano passado. Já em relação ao mesmo mês de 2019, o varejo recuou 1,3%. Após o indicador registrar queda acentuada em abril, os resultados do trimestre entre maio e julho recuperam parte dessa perda e somam três avanços mensais consecutivos.

Setores
  A atividade de "Supermercados, Alimentos e Bebidas" registrou variação de -0,1% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses foi de 2,8% em relação ao ano anterior. Na análise mensal, o segmento de "Móveis e Eletrodomésticos" apresentou alta de 12,8% em julho após já ter avançado em maio e junho, descontados os efeitos sazonais. Já a categoria de "Tecidos, Vestuários e Calçados" cresceu 6,1 no mês, expurgados os efeitos sazonais. Nos dados acumulados dos últimos 12 meses houve alta de 5,2%.

Metodologia
  O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. 


Compartilhe