GiroNews

Negócios

Conteúdo Exclusivo - GiroNews

Fintechs Ganham Mercado

Bancos Perdem Participação no Setor Financeiro

05/02/2020

Fintechs Ganham Mercado
Fintechs Ganham Mercado
Fintechs Ganham Mercado
Texto: Bruna Soares
  As fintechs estão ganhando espaço no mercado financeiro com a ampliação de sua oferta de serviços, que anteriormente eram oferecidos apenas por bancos. "O setor de startups financeiras vem sendo bastante impulsionado pelo Banco Central (BC). Com o objetivo de promover aumento de competitividade, inclusão financeira e digitalização de transações, o BC desmembrou tudo o que um banco pode fazer e permitiu a criação de instituições que foquem em segmentos particulares", explica Bruno Samora, gerente de retail da Matera, com exclusividade ao Jornal Giro News. Especializada em soluções de tecnologia para instituições financeiras, a Matera tem 30% de sua base de clientes formada por fintechs.

Soluções Personalizadas
  Para o executivo, as fintechs têm os principais fomentos necessários para o seu crescimento: base regulatória e incentivo do órgão regulador do setor. "De fato, elas representam uma ameaça para os grandes bancos e saem ganhando porque trabalham com nichos específicos e entregam soluções mais bem moldadas, especializadas e personalizadas para o público. Já os bancos oferecem serviços de diferentes segmentos e conseguem atender um público maior, mas de maneira razoável. Neste cenário, surge a possibilidade de eles se reinventarem. Talvez por serem grandes, isso seja uma dificuldade para eles", analisa. Segundo Bruno, o caminho é oferecer serviços melhores e com custos mais competitivos.

Pagamento Instantâneo
  Atualmente, todos os serviços financeiros já são oferecidos pelas fintechs de alguma maneira. De acordo com o executivo, os bancos têm vantagens, apenas, quando se trata de arrecadação de impostos e de contas, mas este cenário também passará por mudanças a partir do fim de 2020. "O pagamento instantâneo é o primeiro passo para a transformação do mercado financeiro. O projeto, idealizado pelo Banco Central, entra em produção este ano e vai permitir que os clientes paguem os impostos diretamente para quem realiza a cobrança, sem intermediação dos bancos", prevê Bruno. A solução criará interoperabilidade entre contas de instituições e contemplará QR Code, que substituirá os cartões.
Compartilhe