Pular para o conteúdo
Exclusivo GiroNews
Imagem em destaque

Inteligência artificial começa a ganhar escala no varejo, avalia TOTVS

IA na Prática

Atendimento ao cliente, gestão de estoque e relacionamento com o cliente, essas são as áreas mais comuns que as empresas de varejo têm investido em inteligência artificial. Em entrevista exclusiva para o Jornal Giro News, Elói Assis, diretor-executivo de produtos de varejo da TOTVS, comenta que o varejo tem tido uma grande adesão na implementação de soluções e a expectativa é de que as tecnologias regenerativas possam abrir novos caminhos neste mercado. "A TOTVS vê que temos tantas oportunidades que já estão sendo exploradas, mas como também tem um campo muito vasto ainda para ser explorado. As tecnologias generativas como o ChatGPT, que teve um boom recente, trouxeram para a nossa consciência que precisamos encarar a IA de um jeito ainda mais poderoso do que ela já era", analisa o executivo.

IA na Prática
Uma das soluções de IA mais encontradas na área de atendimento ao cliente do varejo é o chatbot, que tem ficado cada vez mais sofisticado por conta das tecnologias novas, como o ChatGPT. "A tendência é que esse atendimento fique cada vez mais parecido com a resposta humana, e cada vez mais profundo em termos da qualidade da resposta que ele pode entregar", explica Elói. Outra área que está sendo beneficiada é a gestão de estoque, onde a inteligência consegue analisar o perfil de compra e de vendas e dar uma estimativa de quais produtos vão faltar em determinada quantidade e dia do mês, para assim gerar assertividade de estoque, evitando a ruptura. "Tem bastante dinheiro a ser recuperado de vendas perdidas dos varejistas, simplesmente por usar a IA para analisar o comportamento das vendas", complementa. Quando se fala sobre gestão do relacionamento com o cliente, a inteligência artificial também entra em ação, desde a captura do cliente dentro do contexto digital até o disparo da oferta ou propaganda.

Tendências para o Futuro
A primeira onda da inteligência artificial já se passou e se cristalizou tanto que, hoje, não se percebe mais o quanto ela está penetrada no dia a dia. Agora, o mercado está passando por uma segunda grande onda de transformação de inteligência artificial, que, de acordo com a análise do diretor-executivo, com as novas tecnologias generativas, o mercado está presenciando uma "inteligência artificial 2.0". "Com essa segunda onda e as novas tecnologias, a gente realmente está ressignificando um pouco o tipo de impacto que ela pode gerar nos nossos negócios. E é nessa linha que a gente tem trabalhado em nosso laboratório, a gente está buscando soluções mais maduras que vão ir além do que há", comenta.

Evolução da IA
Para Elói, os trabalhos atuais em inteligência artificial têm focos limitados, mas isso deve mudar com a evolução da tecnologia. "Quanto mais a gente vê essa tecnologia generativa sendo capaz de aprender e abrir para novos contextos, pode ser capaz de, no futuro, o nosso cliente estar comandando os sistemas de gestão em forma de diálogo. Então, coisas desse tipo são explorações interessantes que a gente está olhando, que é o que o futuro reserva para a gente", avalia o diretor. Para acompanhar essa evolução, a TOTVS conta com um laboratório de inovação que trabalha primariamente em inteligência artificial, o TOTVS Labs, localizado na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Dentre as tecnologias de IA já investidas pela companhia, estão a solução de precificação que está em teste piloto com clientes da supermercados, em que permite uma análise de comportamento de preços de venda; e a solução de gestão de estoque, que consegue analisar o perfil de compras e vendas para evitar a ruptura.


Reportagem: Thalita Sollazzo

28/08/2023

Compartilhar

Notícias em destaque