Pular para o conteúdo
Imagem em destaque

Pesquisa mostra tendências no varejo de proximidade

Mudança de Hábitos

Segundo dados do relatório Tail by TOTVS, por meio da ferramenta de inteligência de dados Tail Shoppers, a intenção de compra dos brasileiros vem se moldando e priorizando cada vez mais compras menores. No primeiro trimestre de 2023, quase metade das transações foram as chamadas compras de emergência, de até 4 itens, que totalizaram 48,9%, um crescimento de 1.8 p.p em relação a 2022. O númeroconsolida esse comportamento de compra como o mais frequente. Na sequência, estão as compras de conveniência, de 5 a 11 itens, com 30%; compras de reposição, de 12 a 25 itens, com 15,2%; e por fim, compras de abastecimento, acima de 25 itens, com 5,9%.

Varejo de Proximidade em Destaque
Segundo o CEO da Tail by TOTVS, Cristiano Nobrega, os dados indicam o potencial do formato de proximidade. "Com o aumento das compras de emergência e por conveniência, uma das tendências é o crescimento do varejo de proximidade, ou seja, estabelecimentos que oferecem algum benefício ao cliente normalmente pela localização mais próxima", comenta. De acordo com a TOTVS, foram analisadas
mais de 206 milhões de cestas de compras em mercados de todos os portes e regiões do Brasil. Ao todo, foram considerados os hábitos de mais de 7,5 milhões de pessoas, em 3,2 mil estabelecimentos.

27/06/2023

Compartilhar

Notícias em destaque