Pular para o conteúdo
Exclusivo GiroNews
Imagem em destaque

Varejo prioriza experiência do consumidor nos investimentos em publicidade

Muito Além de Promoções

Experiência de compra virou um fator-chave para comunicar aos clientes os diferenciais do ponto de venda. Se antes o foco era destacar as ofertas e promoções em produtos, agora, os serviços ganham destaque para atrair os consumidores às lojas. A mudança é uma das tendências observadas no mercado de publicidade, que também tem sido palco de um crescente movimento do retail media. "A mudança do perfil de compra reflete na forma de comunicar, que antes era linear com promoções, entrega etc. e, agora, está atenta ao comportamento do consumidor e alinhada com o que favorece a experiência dele", analisa Daniela Koury, diretora de negócios da Ampla Comunicação, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. A agência tem em sua base de clientes redes como Novo Atacarejo, Atacado Vem e Extraplus, além das marcas Pitú, Treloso, Primor e Bem-te-vi.

Retail Media
Segundo a executiva, essa estratégia representa uma intersecção entre o varejo e a indústria, que unem forças para acompanhar as demandas de mercado. "O consumo da comunicação em movimento virou um grande objetivo, já que os consumidores estão cada vez menos parados para receber a mensagem. Nós teremos as temáticas circulando na sociedade e temos que estar com a comunicação pronta para participar dessas conversas. O consumidor está interessado em marcas que participam das conversas que fazem sentido para ele", explica Daniela. Segundo a diretora, as indústrias estão atentas ao ponto de destaque que o retail media oferece. "As grandes indústrias são procuradas pelas redes para fazer experiências e atividades para além das mídias digitais, dentro do ponto de venda. E quando isso acontece, os resultados comerciais de iniciativas assim são favoráveis para ambos", complementa.

Tendências
Para Daniela, comunicar experiência é um caminho sem volta, já que o consumidor que experimenta serviços não volta atrás. Com isso, a expectativa é que a indústria e o varejo sigam mobilizados nessa estratégia para promover uma maior proximidade com o consumidor. O crescimento do digital reflete em outra tendência: a diversificação dos canais de divulgação de campanhas. "Os clientes têm colocado em suas estratégias de marketing a diversidade de falas. Mas cada comunicação precisa ter especificidade e linguagem própria, para que sejam criadas formas efetivas de estar em cada um dos canais", analisa a diretora. Os influenciadores digitais também entram no planejamento de comunicação, tornando-se a voz das marcas. "Eles são alguém que experimenta o produto e conseguem, através da sua audiência, trazer um diferencial de conversar com o consumidor", finaliza Daniela.

18/04/2024

Compartilhar

Notícias em destaque