GiroNews

Startup

Revolução Financeira

Cartões de Fintechs Conquistam 40% dos Consumidores

20/02/2020

Revolução Financeira
  A pesquisa CNDL/SPC Brasil revela que 40% dos consumidores utilizaram cartão de crédito de alguma fintech nos últimos 12 meses. Isenção de taxas e menos burocracia são fatores que estimularam a contratação dos serviços de plataformas digitais, que não ficam restritos aos cartões. O mesmo levantamento apontou que 19% já fizeram ao menos um empréstimo pessoal em bancos digitais no último ano e um terço já investe com nessas plataformas. "As fintechs de cartões têm a vantagem da funcionalidade e fluidez dos aplicativos. Então, o atendimento ágil e transparente contrasta com a lentidão e a burocracia dos grandes bancos", afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.

Preferência Digital
  O uso de serviços oferecidos pelas fintechs não elimina, ainda, a utilização de bancos tradicionais. Dentre os usuários dos bancos digitais, 84% ainda possuem conta nos tradicionais, principalmente para obtenção de crédito (38%) e a possibilidade de um atendimento presencial quando necessário (33%). Porém, a preferência pela tecnologia já é notória. Os bancos digitais são os preferidos para 55% dos entrevistados que utilizam ambos os serviços, 25% afirmam não ter preferência e apenas 20% preferem os bancos tradicionais.

Metodologia
  A pesquisa ouviu 924 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de consumidores de fintechs nos últimos 12 meses. Em seguida, continuaram a responder o questionário somente os que utilizaram ou estão utilizando algum serviço de Fintechs no mesmo período, com uma amostra de 618 casos. Foram entrevistados residentes em todas as capitais brasileiras, com idade igual ou superior a 18 anos, ambos os sexos e todas as classes sociais.

Compartilhe