GiroNews

Supermercado

Cencosud Muda a Rota

Grupo Chileno Busca Renovar Operação no Brasil

09/05/2022

Cencosud Muda a Rota
Cencosud Muda a Rota
Cencosud Muda a Rota
Cencosud Muda a Rota
Texto: Bruna Soares

  Investir em novos formatos e mercados foi a alternativa encontrada pelo grupo chileno Cencosud para dar consistência à sua operação no Brasil. Nos últimos cinco anos, a companhia viveu altos e baixos em seu faturamento: em 2021, 2018 e 2017 foram registradas quedas de 2,78%, 0,27% e 5,58%, respectivamente; e em 2020 e 2019, a companhia cresceu 9,36% e 0,97%, segundo dados extraídos do Ranking ABRAS. Na nova estratégia, o cash & carry deve ganhar destaque, já que o grupo anunciou, na última semana, a compra de 100% da rede Giga Atacado, que possui 10 lojas em São Paulo. A transação de R$ 500 milhões também marca a estreia da Cencosud no estado. Em comunicado ao mercado, o CEO Matías Videla afirma que "isso amplia a base de ativos em um formato que é o mais bem sucedido do país, o qual continuaremos fomentando no futuro". Com faturamento anual acima de R$ 230 bilhões, o setor de cash & carry soma mais de 2 mil lojas pelo país, de acordo com a ABAAS.

Grupo Traça Caminho para o Digital
  Em seu site, o Giga Atacado informa que encerrou sua operação de e-commerce, que disponibilizava os serviços de entrega e clique & retire. Em paralelo, a Cencosud reforça sua aposta na venda digital com a Spid, lançada em 2021. A bandeira, que inicialmente era focada apenas no delivery, ganhou um novo modelo de operação neste ano, conciliando as entregas com o atendimento na loja física. São seis unidades em funcionamento, todas localizadas no Rio de Janeiro (RJ), com previsão de expansão para 2022. Ao todo, o grupo tem 350 lojas em oito estados, entre bandeiras varejistas e de cash & carry. O plano de expansão no Brasil também seria acelerado por meio de recursos captados em uma oferta pública inicial (IPO). No entanto, a abertura de capital foi cancelada em janeiro deste ano e, segundo a companhia, pode ser retomada diante de melhoras nas condições de mercado.

Concorrência Acirra no Cash & Carry
  O investimento da Cencosud no cash & carry foi iniciado em 2007, com a compra da bandeira Mercantil Rodrigues. Em 2015, o grupo passou a converter parte das lojas da rede Bretas para o formato - no primeiro semestre de 2021, foram 28 conversões. Com a aquisição do Giga, a companhia entra na onda de uma série de transações envolvendo redes de atacado e varejo. No último mês, o Makro Atacadista anunciou a venda de suas 24 lojas que restaram em São Paulo, após vender, em 2020, 29 unidades para o Grupo Carrefour. Com isso, a rede encerra sua operação com o formato no mercado brasileiro. Já o Mart Minas comprou, em março, 50% da rede fluminense Dom Atacadista. Também no primeiro trimestre, o Assaí Atacadista iniciou a conversão de parte das 70 unidades do Extra Hiper, que foram adquiridas do GPA. Já a compra do Grupo Big pelo Carrefour Brasil também avançou em abril, com a aprovação da aquisição das ações pelo conselho de administração do Atacadão. 


Compartilhe