Pular para o conteúdo
Exclusivo GiroNews
Imagem em destaque

Carrefour aposta na comercialização de produtos fabricados na Amazônia

Da Floresta para a Gôndola

Com o intuito de fortalecer a economia local e apoiar a sobrevivência da floresta amazônica, o Grupo Carrefour inicia o programa 'Floresta Faz Bem'. O projeto incentiva a venda de 25 itens vindos de cerca de 15 produtores, como os povos indígenas e comunidades tradicionais Uruará, Cacauré de Mocajuba, e as comunidades ribeirinhas da Rede Terra do Meio e rios Madeira e Amazonas. Em entrevista exclusiva para o Jornal Giro News, Susy Yoshimura, diretora de sustentabilidade do Grupo Carrefour, conta que inicialmente o projeto-piloto está em testes nas unidades Jardim Pamplona Shopping e Paseo Alto das Nações, na capital paulista, e chegará ainda nesta semana em Brasília, no Distrito Federal. "A partir daí, a gente vai fazer uma série de testes com colaboradores, clientes e com os próprios fornecedores e produtores para entender como foi esse primeiro impacto. E dessa forma, o plano é fazer a extensão e espalhar esses produtos para 50 lojas até o final de 2026", revela.

Comunicação Visual
O mix da nova gôndola inclui itens como chocolates orgânicos, café, geleias, cacau e mistura para bolo. Para esses produtos se diferenciarem dos demais, o grupo idealizou um design diferenciado. Localizada no corredor de saudáveis, a gôndola 'Floresta Faz Bem' traz madeiras certificadas trabalhadas nas cores verde, azul e amarelo. "Na pressa dos nossos clientes, a gente queria chamar muito a atenção. A ideia era trazer essa questão de como esses produtos de alguma forma se conectam e quando a gente os escolhe, a gente está fazendo bem para a floresta", comenta a diretora de sustentabilidade. Além da bandeira Carrefour, a iniciativa também chegará ao Sam's Club, clube de compras do grupo, que terá uma comunicação parecida e explicativa.

Cooperação com o Mercado
Ao criar uma nova categoria, o Grupo Carrefour também entende que esse tipo de demanda é bom para o mercado como um todo. Assim, segundo José Rafael Vasquez, CEO do Carrefour Varejo, a iniciativa trará oportunidades para a categoria crescer. "Com esse projeto, fica muito mais fácil para esses produtores acessarem outros varejistas. É legal que outros varejistas estejam também envolvidos com isso e levem esses fornecedores para suas lojas. Eu diria que neste momento a gente tem um sentido mais de cooperação do que competição. É importante que a categoria cresça", ressalta o executivo. Para 2024, a rede espera trazer iniciativas pioneiras que podem atingir os diferentes segmentos da companhia, como atacarejo, hipermercado, conveniência e também o canal digital.

Imagem: Hélio Leite

Reportagem: Thalita Sollazzo

22/04/2024

Compartilhar

Notícias em destaque