GiroNews

Supermercado

Os Planos do "Novo GPA"

Companhia Define Três Fortalezas para Nova Fase

18/10/2021

Os Planos do
Os Planos do
Os Planos do
  "Novo GPA" é a expressão que tem sido utilizada pela companhia para marcar sua nova fase de negócio, após a venda de 71 das 103 lojas do Extra Hiper para o Assaí Atacadista. Das unidades restantes, 14 serão convertidas em Pão de Açúcar, 14 em Mercado Extra e quatro serão vendidas ao mercado nos próximos meses. Nesta transformação do GPA, três frentes foram definidas como focos: e-commerce alimentar, bandeira Pão de Açúcar e formato de proximidade, principalmente com o Minuto Pão de Açúcar. Em 2024, a expectativa é que esses pilares representem até 60% do negócio. Para isso, a companhia vai expandir seu parque de lojas. Serão abertas, em três anos, 100 unidades do Pão de Açúcar, incluindo as conversões, e 100 do Minuto Pão de Açúcar.

Investimento de R$ 1,2 Bilhão
 
  Também serão reformadas 135 lojas existentes do Pão de Açúcar, finalizando o rollout do conceito G7. As bandeiras, que são consideradas "mais atrativas" pela companhia, receberão investimentos de R$ 1,2 bilhão. Com as conversões, o Pão de Açúcar e o Mercado Extra sairão de 328 para 356 lojas, sendo que o GPA continuará atuando em todo o país. O projeto de retrofit inclui, ainda, 50 operações do Compre Bem e do Mercado Extra, que têm proposta de valor de bairro. Segundo o grupo, os hipermercados seguirão operando até dezembro. Passado o Ano Novo, a meta é entregar as unidades para o Assaí em 30 dias. Contudo, o Extra seguirá com presença no e-commerce, onde entrará na categoria de eletroportáteis a partir de novembro.

GPA Sai do Mercado de Drogarias
  Além de sair do segmento de hipermercado, o GPA também descontinuará o negócio de drogarias, sendo que algumas lojas já foram fechadas nos últimos dois anos. Todos esses movimentos visam mudar sua estratégia de atuação no mercado, afirma a companhia. O objetivo é deixar a posição de defesa e partir para o ataque através de seus negócios mais importantes, e manter um caixa mais significativo para ser agressivo em M&A. De acordo com o GPA, no momento, não existem outros planos de desinvestimentos, além dos hipermercados e das drogarias, tampouco operações de fusões e aquisições em fase avançada, apenas estudos preliminares, sobretudo de oportunidades apresentadas por supermercados regionais.
Compartilhe