GiroNews

Supermercado

Conteúdo Exclusivo - GiroNews

Proximidade em Foco

Novo presidente do Enxuto revela planos para 2023

30/01/2023

Proximidade em Foco
  Em 2023, os planos do Grupo Enxuto têm foco na experiência do cliente e em sustentabilidade, além do uso de inteligência artificial. Em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, Samuel Vanio Costa Junior, novo presidente da rede, também revela que, neste ano, serão inauguradas 2 lojas por mês, com exceção de janeiro, que terá 3 inaugurações, com uma loja diferenciada, o "Enxuto Office". Haverá, ainda, a abertura de um hipermercado no segundo semestre. "Nós investiremos fortemente em proximidade, com lojas de condomínio e rua, de 100 m² a 500 m²", destaca o executivo. "Meus planos estratégicos permeiam na rentabilidade financeira da empresa, expandir o alcance e a capilaridade dos negócios, melhorar a eficiência operacional, aumentar a satisfação do cliente, usar novas tecnologias, melhorar nossa marca própria e aumentar os SKUs", detalha Samuel.

Novas Praças de Atuação
  Segundo o presidente, o Enxuto quer expandir seus negócios para outras regiões e se aproximar cada vez mais da capital paulista, ABC e Ribeirão Preto. Ainda em 2023, esses planos podem sair do papel. Outro foco da rede é um novo conceito de loja, com maior sortimento e açougue melhorado. O formato também conta com bancas de frutas, verduras e legumes, que têm como objetivo remeter a feiras de rua. "Já temos 70% das lojas neste modelo, mas acredito que até outubro, todas as lojas vão ter este modelo implementado", antecipa Samuel.

Desafios da Gestão
  No Enxuto desde maio de 2022, Samuel ocupava o cargo de diretor executivo, até assumir a cadeira de diretor presidente em janeiro deste ano. No período, liderou a bandeira de proximidade do grupo, o Enxuto Aqui, e a área de novos negócios. O executivo tem uma carreira de mais de 30 anos dedicados ao varejo e à indústria de serviços. "Em um mercado tão competitivo como o supermercadista, são grandes desafios tomar decisões estratégicas, saber onde a gente precisa estar e onde aplicar certas tecnologias, ter sempre o melhor preço, ter uma boa interação com clientes, além de liderar uma equipe de funcionários que conhecem a empresa como ninguém, lidar com o advento do atacarejo e a disputa acirrada no interior", conclui Samuel.
Compartilhe